O ator José Mayer utilizou sua conta no Instagram para expressar sua indignação com a TV Globo, após saber que seu nome teria sido censurado no programa Encontro. A atriz Christiane Torloni, que participava do matinal, enviava votos de melhoras ao colega, que está enfrentando problemas de saúde, quando foi interrompida pela apresentadora Patrícia Poeta, impedindo que Torloni mandasse um recado a Mayer. Torloni relembrou ter contracenado com ele na novela Mulheres Apaixonadas em 2003, na qual interpretou uma das Helenas da trama.
Na última quinta-feira (16), Mayer recorreu às redes sociais para comentar o ocorrido. Em seu perfil oficial do Instagram, ele postou um desabafo no qual afirmou ter sido vítima de desrespeito por parte da TV Globo. “Querida Torloni, apesar do desrespeito desta nefasta empresa, seu carinho aqueceu meu exausto coração. Um beijo carinhoso do seu parceiro”, escreveu ele nos Stories.
A repercussão da atitude da TV Globo em relação a Mayer gerou polêmica nas redes sociais, com muitos internautas apoiando o ator e criticando a emissora. Algumas pessoas sugeriram que a censura a Mayer seria uma represália por conta do escândalo de assédio sexual do qual ele foi acusado em 2017.
Mayer ficou afastado da televisão desde então, mas, em dezembro de 2021, foi anunciado que ele faria uma participação especial na novela Um Lugar ao Sol, também da TV Globo. No entanto, após a repercussão do veto a seu nome no programa Encontro, surgiram especulações sobre se Mayer teria sua participação cancelada na novela.
Até o momento, a TV Globo não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas a atitude da emissora gerou um intenso debate sobre a censura e a liberdade de expressão no meio televisivo. Enquanto alguns defendem a posição da emissora, alegando que ela tem o direito de vetar o nome de Mayer caso assim deseje, outros afirmam que a atitude foi injusta e desrespeitosa com o ator.
