A funkeira Anitta foi do céu ao inferno nas últimas 48 horas. No último mês, ela conquistou um recorde inédito para os brasileiros: o de ter uma música como a mais ouvida no ‘Top 50 Global’ do Spotify, a maior plataforma de streaming do mundo.
Essa enorme façanha da funkeira só foi possível graças a canção “Envolver”, lançada pela cantora brasileira em novembro de 2021, a qual foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes e atingiu o primeiro lugar.
Um dos fatores que pesaram para esse “sucesso” foi o engajamento dos fãs da funkeira que se dedicaram ouvindo a canção repetidamente afim de que ela chegasse ao tão sonhado top 1 da playlist global.
A maior prova disso é que 4,1 milhões das reproduções vieram apenas do Brasil. Hoje, a música continua sendo reproduzida com bastante intensidade nas plataformas.
Agora, a Spotify anunciou que está investigado a possibilidade do recorde da brasileira ter sido obtivo por meio de manipulação ou fraude, como o uso de “robôs” para aumentar o engajamento da canção.
O Spotify também está analisando supostos métodos e uso de redes VPN para reproduzir as músicas várias vezes com novos IP.
Caso se confirme que houve algum tipo de fraude ou manipulação, a funkeira pode perder cerca R$ 150 mil dólares referente apenas a quantidade de visualizações da música “Envolver”. O valor é irrisório para a funkeira, no entanto, essa situação acabaria manchando a imagem no cenário mundial. Outra sanção pesada seria o banimento de Anitta da plataforma.
ANITTA TEM CULPA NO CARTÓRIO?
Em março, um perfil oficial de Anitta compartilhou a postagem de uma fã instruindo outros internautas a como eles deviam agir para ajudar a colocar a música no número 1.
Dicas como, montar “playlists” com ‘Envolver’ e sempre lembrar de “usar contas diferentes no Spotify” para ouvi-las, assim como “lembrar de trocar de contas”, para a plataforma contar as várias reproduções.
Segundo publicado pelo colunista do ‘Uol’, Ricardo Feltrin, especialistas em Direitos Autorais dizem que a imagem de Anitta pode “ficar arranhada caso se comprove a manipulação”.
Apesar de ser bastante improvável, a cantora pode até mesmo ser banida da plataforma de streaming. Isso além de não receber os royalties pelas reproduções que sejam comprovadamente fraudulentas.
Fonte: Revista Cifras