Nesta segunda-feira (28), a Coréia do Norte resolveu se posicionar acerca da guerra que decorre entre a Rússia e a Ucrânia. A brutal ditadura comunista defendeu a Rússia e culpou os Estados Unidos pelo conflito.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte, a raiz do problema são “a política “hegemônica dos EUA” e também o “desrespeito dos países ocidentais pelos legítimos interesses de segurança da Rússia”, segundo uma agência de notícias russa.
A Rússia invadiu a Ucrânia há cinco dias sobre a justificativa de “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos, e, para isso, buscaremos desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.
Até o dado momento, a maioria dos países que constituem o mundo livre condenaram a invasão russa à Ucrânia. Por outro lado, países como China, Venezuela e Cuba já se posicionaram a favor dos russos.